Vamos relembrar algumas dicas:
- Descarte o lixo no local correto.
- Remova a água dos pratos de plantas.
- Tampe caixas de água e outros recipientes que reservem água.
- Mantenha sempre limpas a água e as vasilhas de alimentação dos animais de estimação.
- Use repelente. Calça e blusa de manga longa também ajudam contra as picadas.
- Limpe o quintal rotineiramente. Caso guarde latas e garrafas vazias, coloque-as de cabeça para baixo.
Também fique de olho no calendário vacinal da sua cidade para saber quando imunizar as crianças contra a dengue.
A dengue é uma doença séria e a batalha contra o mosquito é uma responsabilidade de todas e todos. Se sentir algum sintoma como dor de cabeça, dor no corpo, febre e manchas vermelhas, não tome remédios sem orientação profissional e procure uma unidade de saúde. Saiba mais em gov.br/mosquito
E a hidratação?
A hidratação é importante em casos de infecção, pois ajuda o organismo a eliminar as substâncias tóxicas produzidas pelos agentes infecciosos, como vírus e bactérias. Além disso:
- Mantém o equilíbrio dos líquidos corporais
- Evita a desidratação
- Dificulta a queda da pressão arterial
- Impede o comprometimento da circulação sanguínea
Nos casos de dengue
A água ajuda a repor os líquidos perdidos pelos vasos sanguíneos, mantendo o volume e a pressão adequados. Isso ajuda a prevenir complicações graves da doença, como a dengue hemorrágica, que pode causar sangramento e choque.
Nos casos de gripe
Já nos casos de gripe ou mesmo resfriado, a hidratação facilita a eliminação de secreções nas vias respiratórias, aliviando os sintomas de tosse, congestão nasal e dor de garganta. Em geral, recomenda-se beber pelo menos 2 litros de água por dia. Mas se você tiver febre, vômito ou diarreia, vai precisar de mais.
Enfim, a dica geral é beber bastante líquido, como água, sucos e chás, e evitar bebidas alcoólicas, cafeinadas ou açucaradas, que podem desidratar o corpo.