Qual a Terapia Nutricional para pacientes com grandes queimaduras?

Pacientes com grandes queimaduras precisam de terapia nutricional do momento da lesão até as fases mais tardias de doença.
Qual a Terapia Nutricional para pacientes com grandes queimaduras

Sumário

A pele é o maior órgão do corpo humano, funciona como uma barreira contra infecções e um regulador térmico, além de prevenir a perda de líquidos para o ambiente externo. Quando existe alguma agressão a pele, neste caso as grandes queimaduras, o trauma tecidual ocasiona uma liberação maciça de mediadores inflamatórios que, por sua vez, aumentam a demanda metabólica destes pacientes.

O estresse das médias e grandes queimaduras tem início na fase aguda da ferida e pode perdurar por meses, mesmo após o seu fechamento. Nesta fase aguda, o paciente cursa com hipovolemia, choque e redução da oxigenação tecidual. O gasto calórico nesta fase aumenta sobremaneira.

Os objetivos da terapia nutricional para grandes queimaduras

Após lesões por queimadura incluem a adequação da oferta de calorias associada a correção das deficiências de nutrientes específicos e o controle da hidratação e diurese.

Quanto maior a superfície corporal queimada, mais hipercatabólico o paciente se torna. Ao se determinar as necessidades nutricionais, é necessário considerar um gasto calórico 20 a 30% acima da Taxa Metabólica Basal. Pode-se utilizar a Fórmula de Curreri para paciente com até 50% de superfície corporal queimada

(25 kcal/kg x peso corporal habitual) + (40kcal x % de superfície corporal queimada)

A necessidade de proteínas também está aumentada nestes pacientes devido ao catabolismo muscular. A perda proteica ocorre sobretudo através do transudato da ferida e por sua grande excreção urinária. O objetivo de se oferecer uma maior quantidade de proteínas, associada a fisioterapia principalmente, é prover a cicatrização de feridas e reduzir a perda muscular.

O momento ideal para se iniciar a Terapia Nutricional em grandes queimados é o inicial. A oferta de nutrientes quando não alcançada por via oral e suplementação, deve ser associada a nutrição enteral ou mesmo a parenteral, quando as condições clínicas permitirem.

Em relação a suplementação vitamínica e mineral, entende-se que o seu consumo está aumentado em pacientes vítimas de queimaduras, logo, devem ser suplementados rotineiramente conforme as RDI (Ingestão Dietética Referência). Alguns micronutrientes como a vitamina C, a vitamina A e o zinco podem ter uma reposição mais vigorosa para se levar em conta a perda aumentada.

Em resumo, pacientes com grandes queimaduras precisam de terapia nutricional do momento da lesão até as fases mais tardias de doença. O objetivo principal é a prevenção de deformidades e a cicatrização de feridas, além da recuperação muscular que é tão acentuada. Sempre importante falar que a interdisciplinaridade é mandatória e o engajamento e empoderamendo do paciente é fundamental para o bom entendimento destas medidas e sua recuperação e manutenção de funcionalidade.

Entenda como alcançar o equilíbrio alimentar e bem-estar por meio da Terapia Nutricional

Preencha o formulário abaixo

Últimas postagens: